Cuidados com as Ferramentas Elétricas: tudo o que você precisa saber!
Os cuidados com as ferramentas elétricas são muito importantes, pois essas peças costumam ser um investimento e devem durar um bom tempo.
Ao cuidar do equipamento de forma correta é possível prevenir o seu desgaste e melhorar o desempenho.
É importante entender que cada tipo de ferramenta requer um cuidado especializado, as ferramentas manuais, por exemplo, são bem diferentes das elétricas.
Já que o segundo modelo não pode entrar em contato com água, ou com a umidade. Por isso, entender sobre as ferramentas também ajuda na hora de cuidar delas.
A melhor maneira de saber quais são os cuidados com as ferramentas elétricas é se informando, afinal a informação é uma aliada.
Sendo assim, é necessário ter o manual de cada peça em mãos e observar as orientações do fabricante, além disso, vale a pena buscar dicas para manter as suas ferramentas em bom estado.
Para ajudar nesse processo, o nosso artigo vai mostrar como realizar os cuidados com as ferramentas elétricas. Continue a leitura e aproveite as dicas!
Armazenamento

O armazenamento é uma parte muito importante para as ferramentas elétricas, pois pode influenciar na durabilidade dos equipamentos.
Sempre opte por um local seco, sem umidade e goteiras, pois essas peças não podem ter contato com água.
Uma dica interessante é manter as ferramentas nas embalagens originais, pois isso ajuda a mantê-los protegidos por mais tempo.
Outra opção é comprar maletas, e caixas de ferramentas resistentes, elas precisam ser de ótima qualidade.
Nunca faça as famosas gambiarras elétricas. Um armazenamento ruim ou instalação de fios pode gerar acidentes elétricos e desperdício de energia, além de acidentes graves.
Uso correto das ferramentas elétricas

Cada ferramenta elétrica tem a sua função, por isso não é indicado usá-las em trabalhos diferentes do que aqueles que se destinam.
Pois, ao fazer isso você pode danificar o seu equipamento, também é preciso sempre verificar se a potência do aparelho é apropriada para o serviço em questão.
Outro detalhe importante, não é indicado utilizar acessórios de outro equipamento, essa improvisação pode atrapalhar o trabalho, causar danos na peça, ou até mesmo provocar acidentes.
Manutenção e limpeza

A limpeza é uma parte super importante para cuidar bem das suas ferramentas. Inclusive, criar o hábito de limpar os equipamentos depois do seu uso pode prolongar o ciclo útil da peça.
Pois, os resíduos de pó e outras substâncias costumam obstruir as saídas de ar do equipamento e acabar queimando-o.
Se quiser realizar uma limpeza bem detalhista pode utilizar o pincel, com ele é possível retirar praticamente todos os resíduos. Outra opção é utilizar um compressor de ar, que vai soprar a sujeira da peça.
Para a limpeza da parte externa da ferramenta, pode usar uma flanela. Não se pode esquecer que o equipamento deve estar sempre lubrificado com óleo de máquina.
Transporte seguro

Se você precisa levar a sua ferramenta elétrica para outro lugar é preciso se preocupar com o transporte.
Sempre use as maletas especializadas, ou caixas, para não quebrar nenhuma parte do equipamento.
É importante que a ferramenta esteja bem lacrada dentro da maleta para não se soltar no meio do caminho. Por isso, é importante escolher uma caixa, ou maleta, de boa qualidade.
Na hora de fazer o transporte, seja de carro, ou outro veículo, certifique-se que a ferramenta está segura para seguir viagem.
Manuseio seguro

Existe o jeito correto de manusear as ferramentas e isso faz parte do cuidado. Pois, ao usá-la de qualquer jeito pode ocorrer acidentes, danos na peça e no seu serviço.
Para entender como a ferramenta funciona, é indicado ler o manual e seguir as instruções do fabricante.
Faça revisões periódicas

Essa dica é super importante, ainda mais para quem tem vários modelos de ferramentas, é necessário que todos os equipamentos passem por revisões periódicas.
Pois, é uma forma de se certificar que as peças e engrenagens do seu equipamento estão sempre bem lubrificadas.
Já que peças com sinais de ressecamento ou rachaduras podem apresentar defeitos, além da ferrugem, isso atrapalha o desempenho da ferramenta.
As revisões também são necessárias para resolver possíveis problemas, como a questão de ruídos. É claro que os barulhos são comuns nas ferramentas, mas é preciso prestar atenção se tem algo fora do normal.
E lembre-se, nunca use uma ferramenta que está apresentando defeitos.
Além desses cuidados com as ferramentas elétricas, é importante entender sobre as melhores marcas para comprar peças de qualidade, e que consequentemente, duram mais. Venha conferir!
Melhores fabricantes de ferramentas elétricas
Bosch

A marca Bosch foi fundada por Robert Bosch em 1886 em Stuttgart, Alemanha. Atualmente, é considerada uma das melhores marcas de ferramentas do mercado e tem um ótimo custo-benefício.
As ferramentas elétricas desta marca estão entre as mais populares do mundo, pois são conhecidas pela durabilidade. É uma marca muito diversa, já que conta com ferramentas para todos os tipos de trabalhos.
Makita

A marca Makita foi criada em 1915 no Japão por Mosaburo Makita, é uma das líderes mundiais de ferramentas elétricas profissionais, pois produz equipamentos de alta qualidade e resistência.
A Makita produz ferramentas elétricas de alto desempenho, como por exemplo, as furadeiras, serras circular ou até mesmo uma britadeira.
Essa marca tem tanto prestígio que as pessoas começaram a chamar a serra de maramore de Makaita, como se esse fosse o nome da ferramenta e não da empresa.
DeWalt

A marca DeWalt é bem tradicional no mercado, foi fundada em 1924 nos Estados Unidos, por Raymond DeWalt, a empresa se dedica à fabricação e venda de ferramentas de alta qualidade, desempenho, segurança e confiança.
Além das ferramentas elétricas, a DeWalt também é conhecida pelos equipamentos e acessórios de bricolagem.
Schulz

A empresa foi fundada em 12 de junho de 1963, por Heinz Schulz e alguns amigos empreendedores, no começo era apenas uma pequena metalúrgica, mas hoje é uma das maiores fabricantes de ferramentas do Brasil.
É uma marca genuinamente brasileira, com sede em Joinville (SC), o sucesso e a qualidade dos seus produtos proporcionam a abertura do mercado internacional. Em 1985, a empresa conquistou a liderança na América Latina.
A Schulz é a primeira empresa brasileira a desenvolver compressores rotativos de parafuso com engenharia própria.
A sua mão de obra é considerada especializada, por isso oferece ferramentas eficientes e inovadoras, sem contar que é uma das melhores opções de custo-benefício do mercado.
Vonder

A Vonder é a principal marca do Grupo OVD, um dos maiores atacadistas de ferragens e ferramentas do país, tem 50 anos de mercado.
É uma marca brasileira, considerada jovem para o mercado, o que chama atenção é o seu completo mix de ferragens, ferramentas, máquinas e equipamentos para uso profissional e doméstico.
Conclusão
Com todas informações você já sabe quais os cuidados com as ferramentas elétricas e também quais marcas são de qualidade.
Não se esqueça de contar com a Incorzul, aqui você encontra todos os melhores tipos de ferramentas.





