Manutenção de ferramentas: dicas para prolongar a vida útil.
No dia a dia é sempre bom ter ferramentas ao seu alcance, pois os reparos caseiros nunca acabam e para as reformas maiores esses itens também são indispensáveis.
Entretanto, é preciso que os utensílios estejam em bom estado para conseguir fazer o seu trabalho, por isso, é importante entender de manutenção de ferramentas.
Aprender a cuidar dos objetos da forma correta pode fazer com que o seu ciclo de vida útil dure bem mais, é uma forma de economizar dinheiro, pois não precisa comprar uma ferramenta nova.
Além disso, a manutenção de ferramentas é importante para a sua segurança, esse tipo de peça deve estar bem cuidada, pois ao contrário pode causar machucados.
E vamos combinar que faz bem aprender a cuidar das suas coisas de forma eficaz.
No primeiro momento pode parecer trabalhoso, pois as ferramentas vão exigir atenção, porém o processo é mais simples do que parece e vale a pena.
O nosso artigo traz todas as informações necessárias sobre a manutenção de ferramentas. Acompanhe a leitura para conferir tudo!
Dicas de como realizar a manutenção de ferramentas!

Para ajudar nesse processo, separamos as dicas mais importantes para uma boa manutenção das ferramentas. Observe abaixo!
Limpeza
Manter a limpeza em dia é uma das tarefas mais importantes, por isso, deve ser algo feito com frequência.
Se por acaso, você usar muito a ferramenta em questão é recomendada uma limpeza diária.
Pois, após o uso do utensílio é normal acumular sujeiras, seja pó, ou outros tipos de resíduos, que com o tempo podem danificar peças internas e obstruir a saída.
Sendo assim, a limpeza precisa ser minuciosa, não tenha medo de ser detalhista, algumas pessoas até recomendam o uso de pincéis para ajudar. Não se esqueça das flanelas, aquele tipo de pano é indispensável
Armazenamento
Os equipamentos precisam estar em locais seguros para evitar quedas, sem contar que as ferramentas não podem entrar em contato com a umidade e sempre longe do alcance de crianças para evitar acidentes.
As caixas de ferramentas são muito importantes para essa parte do processo, pois geralmente elas conseguem proteger os utensílios, assim como as maletas.
Existem vários modelos, para escolher a melhor, dê atenção para a qualidade, o número de compartimentos e se a caixa pode ser transportada sem problemas.
Qualidade das ferramentas
A manutenção de ferramentas com qualidade é mais simples, pois a peça não quebra e não vai deixar você na mão.
Por isso, para ter um produto com um bom ciclo de vida útil é preciso conhecer a sua procedência.
Lojas como a Incorzul sempre contam com o melhor estoque e garante muita qualidade.
Instruções de uso
As ferramentas também contam com um manual de uso, onde é possível obter instruções valiosas, que servem para garantir a segurança e a eficácia do resultado.
Além disso, nas orientações também é possível saber qual é o melhor uso da ferramenta, se a peça for usada em outra situação pode até mesmo quebrar.
Por isso conte com o auxílio do manual de instruções e siga as regras.
Inspeção
Não faz mal ser uma pessoa preparada, por isso, fazer uma manutenção preventiva nas ferramentas pode prevenir problemas maiores.
Esteja sempre atento com o estado das peças para poder encontrar a melhor solução.
Acesso

Definir quem pode ter acesso às ferramentas é uma tarefa que traz mais segurança e também aumenta o ciclo de vida do produto.
Pois, uma pessoa com pouca experiência pode acabar desgastando o utensílio e ainda se machucando.
Sendo assim, somente pessoas com o acesso autorizado devem usar as ferramentas, é uma boa maneira de manter a sua ferramenta mais segura e evitar acidentes, ou um uso inapropriado.
E sem contar que não faz mal ter um pouco de zelo e ciúmes com as duas coisas.
Uso de graxa
A graxa pode ser uma aliada na manutenção das ferramentas, pois a lubrificação também ajuda a prevenir o atrito, com isso estende a durabilidade e aumenta a eficiência das peças. Sendo assim, vale a pena incluir na rotina o uso da graxa.
Entretanto, é importante que o uso deste produto esteja de acordo com as recomendações do fabricante para não danificar a peça.
Aumente a vida útil das baterias
Essa é uma dica bônus para as ferramentas movidas a bateria, é um modelo bem prático e moderno, por isso está fazendo muito sucesso.
As baterias das ferramentas possuem uma vida útil que varia de 2 mil a 5 mil ciclos de carga, conforme o fabricante.
Porém, para que os equipamentos atinjam a sua capacidade total é necessário mantê-los sempre com a carga cheia quando existe um uso frequente.
Se por acaso for armazenar a bateria por muito tempo sem uso, como por exemplo 30 dias, é necessário deixá-la com meia carga e não mais com 100%.
Outra dica super necessária tem relação com o armazenamento. As baterias não devem nunca ser guardadas junto a objetos metálicos, pois podem gerar curto-circuito.
As baterias são compostas por células e elas podem sofrer um superaquecimento de várias formas, como por exemplo, pela exposição ao sol, ou por sobrecarga de trabalho. Isso acaba gerando uma diminuição na vida útil.
Por isso, armazene em local fresco e seco, e se certifique que a bateria está bem dimensionada à máquina e ao serviço executado.
Com essas dicas é possível ter uma boa manutenção de ferramentas, elas irão durar muito mais, além disso, podem oferecer maior eficiência no trabalho.
E ainda não acabou, temos uma recomendação muito boa sobre ferramentas. Observe!
Onde encontrar ferramentas de qualidade?

A Incorzul é uma loja completa, conta com todos os tipos de ferramentas e muita informação, por isso, vale a pena dar uma olhada no estoque.
Pois, os modelos disponíveis requerem uma manutenção, mas são de alta qualidade.
Conclusão
Com todas essas informações você já pode começar a manutenção de ferramentas para deixar os seus utensílios com ótima qualidade. Aproveite!





