Serra Mármore: o que é, para que serve e como usar?
É normal surgir alguns serviços de reparo inesperados durante o dia a dia, nesses casos vale a pena estar preparado e ter todas as ferramentas necessárias.
Mas para isso é preciso entender como as peças funcionam, como por exemplo a serra mármore, será que você realmente sabe o que é e como deve ser utilizada?
A serra mármore é uma ferramenta bem comum para quem faz trabalhos profissionais e também amadores, inclusive, ela pode deixar o seu serviço com um melhor acabamento.
E vamos a primeira curiosidade desse equipamento, muita gente o conhece como “Makita”, que é o nome da marca e não da ferramenta propriamente dita.
Esse equipamento conta com diversas utilidades, mas na hora de realizar o seu serviço é preciso ter muitas informações, pois existem acessórios únicos que compõem a peça.
Então, para realizar um bom trabalho, você precisa entender alguns conceitos, sendo eles: serra mármore o que é e também como funciona.
O nosso artigo pode ajudar nesse processo, pois temos todas as informações necessárias, além de dicas e recomendações. Continue a leitura e aproveite!
O que é uma serra mármore?
Vamos começar pelo básico, entendendo sobre o que é a serra mármore!
Como o nome já diz, o equipamento é usado para cortar superfícies de diversos materiais, como mármore, quartzito, concreto, ferro e granito.
A serra mármore pode ser muito versátil e realizar diversos tipos de cortes, graças aos discos que podem ser trocados na ferramenta.
Inclusive, existem muitos modelos de discos, geralmente eles são classificados pelo tamanho e podem chegar a 125mm.
Geralmente, os discos maiores para corte, como os de 115mm ou 125mm, fazem com que as serras tenham a capacidade de cortar de forma impecável.
Por isso, além de entender sobre o equipamento, também é necessário saber as necessidades para o tipo de serviço que vai ser realizado.
A mais vendida é a da marca Makita, por isso as pessoas costumam confundir o nome da marca com o nome da ferramenta.
Os cortes em mármores e granitos feitos por essa máquina tem grande qualidade e são bastante precisos.
A ferramenta é muito utilizada pelos profissionais da construção civil, pois a serra mármore conta com potente motor, o que ajuda na realização de trabalhos pesados.
Com essas informações é mais fácil entender o que é a serra mármore. No próximo bloco vamos mostrar algumas das principais formas de usá-la, acompanhe a leitura!
Principais aplicações da serra mármore
A serra mármore é um equipamento versátil e muito usado para diversos tipos de cortes, inclusive os mais retos. A ferramenta permite que o trabalho seja feito com muita precisão, mesmo quando se trata de cortes pequenos.
Essa máquina costuma ser muito usada em construções pelos pedreiros, em marcenarias, marmorarias, serralherias.
Como o nome já sugere, ela é utilizada para cortar mármores e outras superfícies duras, como quartzito, concreto, ferro e granito, por isso tem uma alta capacidade em serviços de grande porte.Então, se
você precisa usar algum material resistente como mármore, quartzito, concreto, ferro e granito, deve optar pela serra mármore.
Logo abaixo vamos mostrar os tipos de serra e quais as suas funções. Confira!
Tipos de serra mármore e suas aplicações
É possível encontrar dois tipos desta ferramenta, sendo elas: a serra Mármore 4″ e a 7″. As duas contam com semelhanças e diferenças, na hora de escolher é preciso conhecer cada uma delas.
Vamos começar pela serra de 4 polegadas! Esse modelo é indicado para realizar cortes em alguns materiais, como ardósia, mármore, materiais cerâmicos, concreto e material refratário.
A ferramenta conta com uma capacidade ideal para cortar ferragem dentro da pedra, caso exista. Entretanto, neste tipo de equipamento, a profundidade máxima do corte é de 3 cm.
Já a serra mármore de 7 polegadas também pode ser utilizada para os cortes em ardósia, mármore, materiais cerâmicos, concreto e material refratário, além de cortar ferragem dentro da pedra, assim como a serra mármore de 4 polegadas.
A grande diferença está na profundidade máxima do corte, que neste caso é de 6 cm.
Lembrando que além do tipo de serra mármore também existem diversos modelos de disco de corte. Por exemplo, o disco diamantado recomendado para cortes de mármore, granito, quartzo, entre outras rochas ornamentais.
Com ele é possível entregar excelentes acabamentos e cortes precisos. Para utilizá-lo é necessário também ferramentas elétricas como a Serra de Mármore.
Medidas de segurança ao usar a serra mármore
Por mais que a serra mármore seja utilizada de forma profissional e amadora, é preciso que o operador tenha total conhecimento sobre o manuseio correto. Então, se você ainda não se sente pronto, peça ajuda profissional.
Outro ponto importante é o uso de EPI’s, os equipamentos de proteção individual foram criados para evitar acidentes e manter a segurança das pessoas.
Sendo assim, na hora de realizar um trabalho com a sua serra mármore sempre use todos os acessórios necessários.
A serra mármore deve estar fora do alcance de crianças e adolescentes, pois pode causar grandes incidentes.
Cuidados e manutenção da serra mármore
Estamos falando de uma ferramenta de alto desempenho, por isso é necessário ter alguns cuidados esquecidos. Observe!
Quando for utilizar a serra mármore lembre-se de segurar o equipamento de forma bem firme, é importante deixá-lo apoiada para evitar que trave.
Um pouco antes de realizar o corte, espere a máquina atingir a velocidade máxima e só depois disso introduza as peças a serem cortadas.
Ressaltando que os cortes devem ser realizados apenas na direção horizontal.
A serra mármore deve ser manuseada por alguém que tenha conhecimento, ou treinamento e que esteja utilizando os equipamentos de proteção individual.
Em qualquer tipo de serviço os EPI’s são de extrema necessidade para evitar acidentes e quaisquer outros tipos de problemas.
Conclusão
Com todas essas informações você já sabe sobre o que é a serra mármore e como utilizá-la.
E pode contar com a Incorzul para achar os melhores modelos de ferramentas, estamos dispostos em ajudar a sua empreitada.