Soprador térmico: o que é, para que serve e como usar?
O soprador térmico é uma ferramenta que está se tornando ainda mais popular, pois é versátil, pode ser utilizada em diversas situações e é capaz de resolver problemas.
Além disso, é um item prático, pode ser usado por qualquer pessoa, mas claro é sempre bom ter cuidado na hora de manusear as ferramentas.
Essa ferramenta se parece muito com um secador de cabelo, sua principal função é realizar a secagem de materiais.
Por isso, é uma boa opção para quem está fazendo algum tipo de reforma em casa, sabemos que esse processo de esperar algo secar naturalmente pode demorar muito, ainda mais em locais com alta umidade.
A função de secagem é apenas uma das diversas formas de usar o soprador térmico. Mesmo sendo uma ferramenta muito útil para o dia a dia, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre esse equipamento.
E se você é uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo (a), o nosso artigo traz todas as informações sobre o assunto, além de dicas e recomendações. Para conferir, basta continuar a leitura, aproveite!
O que é um soprador térmico?
Vamos começar entendendo o que é o soprador térmico, como foi dito anteriormente, a ferramenta se assemelha a um secador de cabelo, porém é muito mais potente.
O equipamento pode ser utilizado em diversas atividades, como por exemplo, secagem, limpeza, esterilização, aquecimento e até mesmo na remoção de neve e gelo.
O soprador é um instrumento usado em reparos automobilísticos, especialmente na parte de funilaria, que envolve pintura e outros serviços.
O soprador térmico libera temperaturas que podem chegar de 300 a 600 graus Celsius, por isso é preciso tomar certos cuidados na hora de utilizá-lo, além disso, sempre deixe fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.
Esse equipamento tem um formato de uma pistola, o que é muito funcional na hora de usar.
O soprador tem um motor interno para fazer uma corrente de ar que esquenta a resistência que também fica na parte interna. Com isso, o ar sai do bocal da ferramenta pronto para ser direcionado no local exato.
Principais aplicações do soprador térmico
Depois de tantas informações, vamos conferir quais são as aplicações do soprador térmico!
- Secagem: essa é uma das funções mais comuns dos sopradores, ele é utilizado no processo de secagem de tintas, vernizes e outros materiais de construção. Também pode ser usado para secar superfícies molhadas e úmidas.
- Limpeza: ajuda a remover sujeira, resíduos e outros contaminantes de maquinaria e equipamentos, é bem comum nas limpezas de fábricas, indústrias e oficinas.
- Esterilização: em locais como cozinhas, laboratórios e hospitais o soprador é utilizado para eliminar bactérias, fungos e outros germes.
- Aquecimento: o soprador pode aquecer ambientes frios, como galpões, estábulos e hangares.
- Remoção de neve e gelo: nas cidades mais frias, o soprador térmico serve para remover neve e gelo de telhados, calçadas e estradas.
Além dessas funcionalidades básicas, o soprador pode ser utilizado em outras criações, como por exemplo:
- Adesivar objetos como: geladeira, armário, carro, parede, entre outros.
- Aplicação de insulfilm.
- Remoção de amassados em roupas, tecidos e até nos carros.
- Remove adesivos e fitas adesivas.
- Remoção de poeira e sujeira em equipamentos eletrônicos.
- Secagem de materiais de construção, como argamassa e concreto.
- Descongelamento de tubulações e dutos.
Como usar um soprador térmico?
Para usar esse equipamento é importante realizar o serviço em um local arejado e bem iluminado, com uma superfície resistente ao ar quente, assim é possível evitar acidentes.
Uma dica importante é definir conectar o plugue do soprador térmico direto na tomada sem extensões elétricas, de preferência, ou T’s para garantir a segurança no manuseio da ferramenta.
Não se esqueça dos equipamentos individuais de proteção (EPIs).
Antes de ligar a ferramenta, ajuste a temperatura e a velocidade do vento de acordo com o tipo de trabalho que vai ser executado.
Os sopradores contam com diferentes opções de regulagem de temperatura e velocidade, por isso, siga as instruções do manual do fabricante.
Depois disso, estava liberado ligar o aparelho, com movimentos contínuos de cima para baixo ou circulares, sempre evitando ficar com o bocal parado na mesma direção por muito tempo.
Se precisar realizar uma pausa no serviço é necessário usar suporte para apoiar o soprador térmico na vertical.
Quando finalizar o trabalho desligue o soprador e o remova da tomada. Não guarde o equipamento antes de esfriar, deixe na vertical em um local seguro e só depois de um tempo é possível guardar na caixa.
Dicas de segurança
Para utilizar o soprador é preciso tomar alguns cuidados, confira abaixo:
- Utilize luvas de trabalho, que sejam resistentes ao calor.
- Use óculos de segurança para proteger seus olhos de partículas e resíduos que possam ser soprados pelo ar quente.
- Certifique-se de que o soprador está em boas condições e verifique se todas as conexões estão seguras e não há nenhum vazamento de ar.
- Não aponte o soprador diretamente para pessoas ou animais.
- Não use o soprador em áreas com gases inflamáveis ou poeira, isso pode causar incêndios ou explosões.
- Não toque no bocal do soprador quando ele estiver ligado, é uma região muito quente.
- Desligue o soprador e deixe-o esfriar antes de guardá-lo ou transportá-lo.
Com essas dicas de segurança, você pode usar o seu soprador térmico sem problemas, como vimos o uso de alguns EPI’s são de extrema importância. A segurança deve estar em primeiro lugar!
Escolha do soprador térmico ideal
O soprador é um ótimo investimento, por isso deve ser escolhido com cuidado, temos algumas coisas que devem ser levadas em consideração na hora da compra. Observe!
Loja de confiança
Antes de mais nada é preciso buscar uma loja de confiança, como por exemplo, a Incorzul, um local onde você encontra tudo o que precisa.
O estoque conta com diversos modelos de sopradores térmicos e com marcas conceituadas no mercado.
Marca
Como citamos, a marca é muito importante, vale a pena optar por uma empresa que seja conhecida no mercado, como a Makita, Vonder, Bosch e Skil, são nomes conceituados quando se trata de ferramentas elétricas.
Geralmente, essas marcas entregam produtos de ótima qualidade para os clientes.
Modelo
É importante verificar qual o modelo ideal do soprador térmico, para isso entenda as suas necessidades de trabalho.
Sempre escolha modelos com uma alta potência.
Avaliações de clientes
Nada melhor do que conhecer algumas avaliações dos clientes para ter certeza que está adquirindo o equipamento ideal.
Conclusão
Com todas essas informações você já sabe o que é o soprador térmico e pode utilizá-lo da maneira correta. Para encontrar boas ferramentas conte com a Incorzul!