As fontes de soldagem inversoras produzidas pela BALMER são baseadas em conversores de potência isolados, atuando com transistores chaveados em média frequência. O controle por malha fechada utiliza a técnica PWM (Pulse Width Modulation) que garante menores perdas e maior confiabilidade.
A utilização destas tecnologias possibilita o desenvolvimento de equipamentos robustos com tamanho e peso reduzido, com alta eficiência energética e menor consumo de energia, se comparada com as fontes de soldagem convencionais que dependem de transformadores.
O equipamento EASY FlexMIG 160 DV se destacada pela sua portabilidade, pequeno tamanho, baixo consumo de energia e ótimo conforto operacional, sendo perfeito para os mais exigentes profissionais.
Este equipamento possui excelente performance:
- Curva característica de tensão constante e regulagem precisa através de potenciômetro, trabalhando em uma faixa de corrente de 15A a 160A.
- Resposta dinâmica de alta velocidade reduzindo a variação de corrente com a variação da altura do arco elétrico;
- Controle linear e preciso da tensão de soldagem com função de pré-visualização;
- Possui função de proteção automática contra sobrecorrente e sobretemperatura.
É fabricada conforme a norma NBR IEC 60974-1
Em MIG/MAG – possui a função SPOT MIG, ajuste de tensão e velocidade de arame precisa, controle de indutância ajustável e opção de operação com 2 passos e 4 passos.
Em TIG (DC) – Abertura de arco com "Lift Arc” O princípio do processo TIG com "LIFT ARC” é aquele em que o eletrodo de Tungstênio toca a peça de trabalho, uma corrente de curto-circuito de apenas 10 A é gerada. Após a geração do arco elétrico a corrente de soldagem irá subir até a faixa a qual foi ajustada e caso o eletrodo de Tungstênio toque a peça durante a soldagem, a corrente irá cair para 10 A dentro de 2s, diminuindo assim a deterioração, prolongando a vida útil e evitando que ocorra a inclusão de Tungstênio na poça de fusão.
Recursos da EASY FlexMIG 160 DV em Eletrodo Revestido: – "Hot start”: auxilia na ignição do arco de solda – "Arc Force” ajustavel: evita que o eletrodo "grude” durante a soldagem – "Anti stick”: caso o eletrodo fique grudado, a máquina corta a corrente de soldagem, preservando o eletrodo e a máquina.
Permite a soldagem de materiais ferrosos e suas ligas, aço inoxidável, cobre, latão, etc. Em TIG (DC – para metais ferrosos e Inox), exceto Alumínio. A soldagem de Alumínio somente será possível nos processos MIG e eletrodo revestido. Com eletrodo revestido, permite o uso de eletrodos como E6013, E7018.